Foto: Filipe Ferreira - Teatro Nacional D. Maria II

Depois da estreia no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no passado fim de semana, ‘Reparations Baby!’, a mais recente criação de Marco Mendonça e uma produção do Teatro Nacional D. Maria II, chega este mês a Ílhavo e a Barcelos. No próximo sábado, dia 14 de junho, às 21:30 horas, o espetáculo é apresentado no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, enquanto que no sábado seguinte, dia 21 de junho, poderá ser visto na Casa da Cultura, em Ílhavo, também às 21:30 horas. Em julho, será a vez de Lisboa receber o espetáculo, que ficará em cena no Teatro Variedades, no Parque Mayer, de 9 a 27 de julho.

‘Reparations Baby!’ é um novo concurso de televisão que pretende revolucionar o prime time português, com segmentos de teoria antirracista, cultura pop luso-africana e trivia colonial. Três concorrentes adivinham as perguntas para as respostas que aparecem num placard luminoso, um pouco ao estilo de ‘Jeopardy!’, mas para um público mais abrangente. E por mais abrangente, entenda-se menos branco, pois trata-se do primeiro game show português em que apenas participam concorrentes negros. A polémica instalou-se assim que o programa foi anunciado, mas os milhões de lembretes de gravação nas boxes da lusofonia fazem antever um sucesso de audiência.

Ana Tang, Bernardo de Lacerda, Danilo da Matta, June João, Márcia Mendonça, Stela e Vera Cruz colocam em cena este novo concurso televisivo, num espetáculo com texto e direção de Marco Mendonça e participação especial de Cláudio Castro, David Esteves, José Neves e Pedro Gil.

«’Reparations Baby!’ é uma experiência sobre a perceção, o privilégio e a performance. (…) Entre o bastidor caótico de uma produção televisiva e a tensão competitiva de um jogo em direto, explora-se a hipocrisia das agendas políticas. Compensam-se traumas ancestrais com brindes simbólicos, apelando para o fim da negação do racismo, mas, no fundo, sabemos que a reparação exige muito mais do que isso», refere Marco Mendonça, criador do espetáculo.