A Casa da Cultura de Ílhavo acolheu cerca de 500 pessoas, no passado domingo, dia 22 de junho, para a apresentação da recandidatura de João Campolargo à Presidência da Câmara Municipal de Ílhavo pelo movimento de cidadãos independente Unir Para Fazer, para as Eleições Autárquicas deste ano.

«Hoje é um dia feliz e profundamente simbólico, para mim e para todos os que acreditam no projeto Unir Para Fazer. Estou aqui para reafirmar o meu compromisso de continuar a fazer história no município de Ílhavo, com humildade, com firmeza e com um profundo sentido de missão», afirmou João Campolargo na abertura do seu discurso, destacando depois a gratidão que sente. «Gratidão a todos os que acreditaram no Unir Para Fazer e se dedicaram ao movimento. Gratidão aos que nos confiaram o voto. Gratidão a todos os que caminharam, e continuam a caminhar connosco. Tal como há quatro anos, continuo a acreditar que ninguém chega sozinho. Se aqui estou, é porque fui elevado em braços de gigantes, que são todos vocês», disse o autarca.

No balanço do mandato iniciado em outubro de 2021, João Campolargo destacou uma nova forma de governar: «Estes quase quatro anos ficarão na história do nosso município, não apenas pelas obras feitas ou pelos números alcançados, mas pela forma como governámos, com escuta ativa, mais proximidade, mais rigor, mais eficiência e mais humanidade».

Entre os principais marcos da governação, enumerou a «redução da dívida da autarquia», a «modernização dos serviços municipais», a «reabilitação de equipamentos esquecidos e espaços públicos abandonados», a aposta na educação, na saúde e na habitação» e o «compromisso com causas sociais, culturais e ambientais».

Campolargo salientou também o atual ciclo de investimento, revelando que “hoje, o município de Ílhavo tem em curso o maior investimento público de sempre: 42 milhões de euros. Um investimento que está a transformar o presente e a preparar o futuro. As nossas escolas voltam a sorrir, os nossos centros de saúde estão mais dignos e acolhedores, e a nova habitação traz esperança e segurança a quem mais precisa».

O candidato destacou ainda o papel do Executivo, nomeando João Semedo, Mariana Ramos e Bruno Ribau, reafirmando a vontade de continuar o projeto com responsabilidade e ambição. «Avançamos com confiança para o horizonte 2025-2029, com a experiência do que já fizemos e a ambição do que ainda queremos construir. Temos projetos estruturais para concluir, e muitos outros para lançar. Queremos concluir os projetos iniciados, melhorar ainda mais os serviços municipais, continuar a construir um concelho mais justo e solidário, e fazer da política local um espaço de cidadania ativa e partilhada», disse. «Avançamos com a mesma certeza de há quatro anos: fazer política pela positiva, pela criação de valor, com verdade e com todos. Estamos aqui por missão, não por vaidade, porque sabemos que nenhum caminho se constrói sozinho. Caminhamos com propósito, guiados pelo compromisso de transformar o território e de servir as pessoas».

O Unir para Fazer apresenta cabeças de lista a todos os órgãos autárquicos do município de Ílhavo. São eles João Campolargo (Câmara Municipal de Ílhavo), José Pinto Reis (Assembleia Municipal de Ílhavo), João Braga (Junta de Freguesia de São Salvador), Manuel Trovisco (Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré), Mário Júlio Ramos (Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação) e Tiago Cardoso (Junta de
Freguesia da Gafanha do Carmo).