O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) vai promover mais uma edição da Festa dos Bacalhoeiros, no próximo dia 23 de agosto, no MMI e no Navio-Museu Santo André.  

Este evento anual celebra o legado dos homens que se aventuraram nas águas geladas do Atlântico Norte na pesca do bacalhau, proporcionando um espaço de encontro de pescadores bacalhoeiros de várias gerações e oriundos de diversas comunidades marítimas, onde a partilha de histórias e memórias preenchem o dia-a-dia.

O programa terá início às 10 horas no Museu Marítimo de Ílhavo, com apresentação de novas dinâmicas do Portal Homens e Navios do Bacalhau e com a visita ao Aquário para assistir à alimentação dos bacalhaus. 

A tradicional fotografia de campanha e a patanisca de honra, acompanhada do Pão de Vale de Ílhavo, terão lugar no exterior do Museu Marítimo de Ílhavo.

Pelas 13 horas, será servido no Jardim Oudinot, como habitualmente, um almoço com pratos tradicionais como a chora, carinhas, pataniscas e bacalhau à chefe.

O evento culmina com visitas ao Navio-Museu Santo André e uma performance musical, a partir das 15 horas, proporcionando um encerramento memorável a este encontro de antigos tripulantes da pesca do bacalhau.

Os bilhetes, limitados a 230 participantes, estarão disponíveis até 14 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, com um valor de 20 euros.