Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as orientações da União Europeia para a transição climática, o Porto de Aveiro vai avançar com um novo projeto de autoconsumo coletivo de energia renovável. A iniciativa prevê a instalação de unidades de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis em três locais: Terminal Norte, Porto de Pesca Costeira e Terminal de Granéis Líquidos. Com candidatura aprovada e um investimento de cerca de 500 mil euros, prevê-se que o projeto arranque ainda este ano.
A iniciativa contempla a instalação de três Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), com uma produção total de energia estimada em 656 553,32 kWh/ano, permitindo atingir um autoconsumo superior a 80%. A implementação do projeto deverá resultar numa redução do consumo de energia elétrica em 575 891,92 kWh/ano, o que em termos ambientais representa uma redução de gases com efeito de estufa em CO2 equivalente a 49,52 tep/ano.
Este projeto insere-se na Estratégia para a Transição Energética, aprovada pela Administração do Porto de Aveiro, encontrando-se alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos ODS, que preveem a redução de 55% nas emissões de GEE até 2030. Com esta aposta, o Porto de Aveiro reforça o seu posicionamento como Green and Smart Port, promovendo a modernização tecnológica e a transição energética. O projeto é financiando pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do Fundo Ambiental.