Foto: Hélder Caixinha

Decorreu no passado fim de semana, dias 19 e 20 de julho, o tradicional 61.º Cruzeiro da Ria, prova onde os velejadores do Clube de Vela Costa Nova (CVCN), que participou com uma das maiores comitivas da competição, conquistou vários pódios em diferentes categorias.

O Cruzeiro da Ria, organizado pela NADO – Náutica Desportiva Ovarense, em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA) e a Associação Náutica da Torreira (ANT), teve início no sábado, com partidas a partir do Porto de Recreio do Carregal, em Ovar, e prosseguiu domingo, com novas largadas a partir de São Jacinto e da Torreira.

Os velejadores do CVCN dominaram as classes Optimist Iniciado, Infantil e Juvenil, com destaque para o primeiro e terceiro lugares conquistados por Gabriel Conceição e Lucas Loura (Optimist Iniciado), para o segundo e terceiro lugar de Tomás Fonte e Ema Capela (Optimist Infantil), e para o primeiro e segundo lugar assegurados por Carlos Gonçalves e Pedro Firmeza (Optimist Juvenil).

Destaque ainda para a vitória de Tomás Tavares na categoria Laser Pico, para o segundo lugar conquistado por Manuel Senos, em ILCA 4, e para o primeiro e terceiro lugares vencidos por Salvador Fonte e Manuel Rosa, em ILCA 6.

De referir ainda o segundo lugar na categoria Raquero, com a tripulação composta por Henrique Peixinho, Maria Manuel, Eduardo Feio, Ana Saraiva e Sofia Lau.

«Foi um fim-de-semana muito agradável para realizar o Cruzeiro, uma regata com características diferentes das tradicionais», afirmou o treinador José Teixeira, revelando que «os nossos velejadores divertiram-se, e, em vários momentos, tiveram de se superar na procura das melhores opções devido à falta de vento».