Maciel Julião, do Partido Socialista, foi apresentado publicamente como candidato à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
Como uma candidatura baseada na proximidade, competência e ação, Maciel Julião afirmou que «não sou um candidato que aparece de repente» e que é «um cidadão que sempre esteve presente, que conhece as nossas necessidades e que quer trabalhar por uma Gafanha da Nazaré melhor para todos nós».
Uma freguesia mais moderna, limpa, acolhedora e requalificada são também pontos prioritários para o socialista.
Presente esteve também Sónia Fernandes, candidata à Câmara Municipal de Ílhavo, que defendeu que «a Junta de Freguesia tem de ser muito mais do que um gabinete fechado, tem de ser uma ponte entre as pessoas e as soluções e o Maciel será essa ponte, porque sabe escutar, é humilde, tem coragem e corporiza o nosso compromisso de fazer desta freguesia um lugar melhor para viver».
Sónia Fernandes ressalvou ainda que «com o Maciel na Junta e o PS na Câmara, vamos criar planos de mobilidade de verão, com mais estacionamento ordenado, circuitos de transportes locais, regras claras e apoio às autoridades». Uma «Praia da Barra organizada, limpa e preparada, e não abandonada», também está nos planos do partido rosa. Já a ideia da requalificação da Avenida José Estêvão surge «para que deixe de ser apenas uma via de passagem de carros e se torne uma avenida viva, segura e virada para as pessoas. Com zonas pedonais, mais árvores, mais espaços de descanso, mais comércio local com vida. Uma avenida que seja símbolo de modernidade e bem-estar, e não de trânsito e confusão».
Pedro Tróia, mandatário da candidatura, tomou a palavra para frisar que estes candidatos são «as pessoas ideais para protagonizar a mudança de que o concelho precisa». «Tudo faremos para tornar este concelho num local melhor para se viver, com ideias novas, com propostas credíveis, assentes em premissas bem estruturadas que nos permitam mudar o paradigma deste nosso concelho, que caiu no marasmo nestes últimos quatro anos», disse.
–//–
Maciel Julião tem 48 anos, é casado e pai de dois filhos. Nasceu e foi criado na Gafanha da Nazaré. Com o 12.º ano de escolaridade, é atualmente trabalhador independente no ramo do mobiliário, depois de uma carreira nas áreas da carpintaria, desenho orçamentista na construção civil e cozinhas, tendo também exercido funções de encarregado numa empresa do setor.
O seu percurso é marcado por uma ligação ao movimento associativo e à vida comunitária. Destacou-se como Chefe da Juventude Masculina e da Liga das Famílias de Schoenstatt, foi presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré durante três anos, foi diretor desportivo da secção de basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha e Juiz da Festa de Nossa Senhora da Nazaré nos biénios 2023/2024 e 2024/2025.
É também membro da Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré.