Arrancou mais uma edição da Patrulha da Floresta, um projeto promovido pelo CASCI, através da resposta do Centro Comunitário, que mobiliza jovens entre os 14 e os 30 anos para ações de vigilância florestal, sensibilização ambiental e cidadania ativa.
A formação inicial contou com a presença do 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Sr. Paulo Sousa, que deu as boas-vindas aos cerca de 120 jovens patrulheiros envolvidos nesta missão.
Durante os meses de verão, os jovens irão patrulhar áreas sensíveis dos concelhos de Ílhavo e Aveiro, contribuindo para a prevenção de incêndios florestais, conservação da biodiversidade e sensibilização das populações locais sobre boas práticas ambientais.
«Sentimo-nos orgulhosos por fazer parte desta linha da frente na proteção das florestas. É gratificante saber que podemos fazer a diferença na nossa comunidade, não apenas pela vigilância, mas também através da sensibilização da população», informa a equipa feminina, enquanto a equipa masculina também se mostrou orgulhosa «por, durante este serviço, já termos conseguido detetar focos de incêndio em fase inicial, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz por parte das autoridades competentes».
Mais do que uma simples patrulha, esta iniciativa representa um verdadeiro compromisso com o futuro do planeta, promovendo valores de solidariedade, responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.










