O consórcio do projeto Route 25 promove no próximo dia 9 de setembro, na Zona Industrial da Mota, Gafanha da Encarnação, entre as 14:30 e as 17 horas, uma série de demonstrações tecnológicas em mobilidade inteligente, autónoma e conectada com acesso (condicionado) ao público.

Este evento insere-se no âmbito do Route 25, uma iniciativa pioneira de mobilidade inteligente, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem como objetivo apresentar ao público, e aos parceiros, em ambiente real, as soluções desenvolvidas pelo projeto em ambiente real.

Durante a manhã, realizar-se-ão os testes técnicos executados pelas equipas de desenvolvimento, e sem acesso ao público, através dos quais será possível observar o desempenho e a integração das tecnologias em condições reais de utilização.

A partir das 14:30 e até às 17 horas, o evento será aberto ao público, com a realização das demonstrações ao vivo, apresentação das principais funcionalidades do Route 25 e com espaço para interação com as equipas técnicas e parceiras do projeto.

O Route 25 é uma iniciativa pioneira estratégica que visa revolucionar a mobilidade em Portugal, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a competitividade no setor. O projeto tem como objetivo elevar a posição da indústria automóvel portuguesa ao topo da cadeia de valor da mobilidade e o seu foco está na condução autónoma segura e no desenvolvimento de tecnologias de transporte sustentáveis, alinhadas com a Estratégia Europeia CCAM (Cooperative, Connected and Atomate Mobility).

Com um investimento de grande escala, o Route 25 reúne mais de 28 parceiros de referência das áreas tecnológica, académica, pública e empresarial, entre as quais se destaca o Município de Ílhavo, que acolhe uma das áreas-piloto do projeto e tem desempenhado um papel ativo na promoção de soluções de mobilidade inteligente, segura e sustentável no território, alinhadas com as metas europeias de descarbonização e digitalização.

As atividades do projeto concentram-se em três living labs – Porto, Aveiro/Ílhavo e Fundão – onde estão a ser testadas tecnologias com aplicação prática e impacto direto real no quotidiano das pessoas e das empresas.

Até ao final de 2025, o Route 25 prevê disponibilizar ao mercado dezenas de produtos, processos e serviços inovadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o reforço da competitividade das empresas e o posicionamento de Portugal como referência internacional na área da mobilidade inteligente.

Condicionamento ao trânsito

A Rua 1, no troço compreendido entre o Entreposto da Cerâmica Aleluia e o cruzamento com a Rua 5, estará condicionada ao trânsito entre as 21:30 horas do dia 8 de setembro e as 21 horas do dia 9 de setembro.

Durante este período, a circulação será condicionada e os lugares de estacionamento localizados nesta zona não deverão ser utilizados, de modo a assegurar a boa execução dos trabalhos e a segurança de todos os intervenientes.