José Carlos Mota, docente e investigador do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, vai publicar um livro sobre a participação cívica em Portugal.

A obra de José Carlos Mota, intitulada ‘A Participação Cívica em Portugal’, tem chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos e apresenta uma análise da evolução da participação no país, no contexto do 50.º aniversário do 25 de Abril. O livro já está disponível online. O lançamento está marcado para dia 1 de outubro.

Numa breve apresentação, José Carlos Mota escreve:

«Há quem atribua a Júlio César, talvez ali pelos 70 anos a.C., uma apreciação pouco simpática sobre o povo que habitava os confins da Ibéria. Terá dito que esse povo «nem se governa, nem se deixa governar». Em 2025 d.C., circula por aí uma teoria semelhante sobre a alegada falta de interesse dos lusitanos em participar civicamente, como se por cá tivesse ocorrido uma alteração genética extraordinária que nos desabilitasse da vontade de intervir na vida pública». Explica, pois, que «foi para tentar desmontar esse mito urbano que escrevi para a Fundação Francisco Manuel dos Santos um livro sobre A Participação Cívica em Portugal». 

A publicação procura analisar a evolução da participação no país, passados cinquenta anos da Revolução de Abril de 1974. De acordo com o autor: «Tenta, espero que com sucesso, esclarecer conceitos e metodologias, ilustrar práticas e iniciativas promovidas por cidadãos e pela administração local, e identificar desafios e possibilidades para uma ação coletiva mais democrática, inclusiva e pluralista. A bem de todos e de cada um de nós», remata.

O livro já está à venda na livraria online da Fundação Francisco Manuel dos Santos e será lançado no dia 1 de outubro, pelas 18:30 horas, na sala 2 do âmbito Cultural do El Corte Inglês (piso 6), em Lisboa.