Foto: Paulo Vaz Henriques

O ultramaratonista em ciclismo, Tiago Cação, reinicia na próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, pelas 7 horas, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que terminará em Lisboa no final do mês, depois de passar por todos os 278 municípios de Portugal Continental, com o objetivo de alertar para a necessidade de redefinir a mobilidade urbana. Tiago Cação foi forçado a suspender o projeto a 3 de junho, devido a uma pneumonia bilateral, dois dias após ter iniciado o mesmo.

Tiago Cação vai passar pelo município de Ílhavo no dia 6 de setembro. No distrito de Aveiro, o ultramaratonista em ciclismo vai passar por Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Ovar, no dia 5, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Vale de Cambra e Arouca, no dia 6. A passagem pelo distrito de Aveiro termina no dia 7, em Castelo de Paiva.

Em todos estes municípios, Tiago Cação irá entregar uma carta à autarquia a apelar à profunda redefinição da mobilidade urbana.

«Foi um golpe duro, em junho, quando por motivos de saúde me vi impedido de concluir o Projecto 278. Lutei durante estes meses para conseguir voltar a uma forma física que me permitisse concluir este desafio: o de apelar para uma profunda redefinição da mobilidade urbana. Sinto-me preparado e parto confiante que este projeto é maior do que a pausa que sofreu», explica Tiago Cação.

«Tenho visto o aproximar das eleições autárquicas, estamos em plena pré-campanha, e, tirando Lisboa e Porto, a mobilidade não tem entrado nos debates. Espero que o Projecto 278 ajude a que o tema surja nos discursos – e nas ações – dos candidatos de todo o país», conclui.

O Projecto 278 será acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa.

Pode seguir o projeto diariamente em projecto278.pt.