Em comunicado dirigido à redação d’O Ilhavense por parte de Domingas Loureiro, enquanto líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de São Salvador, é referido que o presidente da freguesia, João Braga, proferiu «declarações infundadas e ofensivas» na Assembleia Municipal de junho de 2025 ao «afirmar que o PS não se envolveu ao longo dos quatro anos de mandato».
Tratando-se de «uma acusação grave», lê-se que «o Sr. Presidente não só deturpa a verdade como procura, de forma deliberada, descredibilizar a nossa intervenção política e desrespeitar os cidadãos que representamos».
No mesmo texto é mencionado que, «em diversos momentos, o próprio Executivo excluiu de forma consciente e discriminatória os representantes do Partido Socialista», referindo que «nos últimos dois anos não fomos convidados para a grande maioria das atividades desta Junta, apesar de outros elementos desta Assembleia terem sido incluídos. Esta prática revela uma visão sectária e pouco democrática do exercício do poder local, que contraria os princípios da transparência, da igualdade e do respeito institucional».
É igualmente recordado que os elementos do PS têm vindo a manifestar «desagrado» pela falta de convites «como consta nas diferentes atas».
No final, o PS sublinha que «rejeita categoricamente esta tentativa de manipulação política e de ataque gratuito à nossa bancada», reafirmando «dedicação à freguesia e à população».