A Vista Alegre apresentou uma nova peça de porcelana de edição especial e limitada, criada a partir da obra do artista Moita Macedo, no âmbito do Projeto Artistas Contemporâneos (PAC).
Intitulada ‘Um olhar sobre a cidade’, esta peça — limitada a 500 exemplares numerados — é representativa da derradeira fase criativa do artista, marcada por uma profunda fusão entre palavra e imagem, entre memória e expressão plástica.
Moita Macedo descreveu esta fase da sua obra como composta por “memografismos”, automatismos visuais que nascem de memórias persistentes e que, tal como no poema ‘The Road Not Taken’ de Robert Frost, evocam os caminhos trilhados e os que foram recusados. Estas obras funcionam como retratos íntimos, ou reflexos, do próprio artista.
As duas composições visuais que decoram a peça são exemplares vivos do vocabulário plástico de Moita Macedo, com formas e cores inspiradas na lezíria natal e nos mares que cruzou, agora reinterpretadas numa expressão tridimensional em porcelana. A paleta cromática intensa e dinâmica reforça a energia vibrante da obra do artista.
Um terceiro elemento — a palavra escrita — integra-se nesta criação singular através da frase: “Pintei versos, Escrevi quadros”, que inscreve no quotidiano de quem possui a peça uma síntese poética da vida e da obra de Moita Macedo.
Para celebrar este lançamento, a Vista Alegre, juntou-se à festa de encerramento da exposição ‘Memória, Gesto e Automatismo na Poética de Moita Macedo’, que lançou um olhar sobre a obra e o artista, no Palácio Anjos, em Algés.