“Cleópatra, o Último Sopro”, o novo livro de Paulo Fidalgo, será apresentado no próximo sábado, 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, às 10h30. A apresentação contará com uma leitura encenada da Associação Quinto Palco.
O livro conta-nos uma aventura arqueológica cheia de perigos, enigmas e civilizações antigas, que transporta o leitor para uma viagem repleta de ação, mistério e descoberta.
A sinopse revela que «durante a madrugada em Paris, sob o olhar impassível das câmaras do Louvre, um ladrão executa o roubo do século com precisão cirúrgica. Tudo corre como planeado… até que um deslize muda tudo. Na fuga, uma queda traiçoeira faz com que, das entranhas de uma estátua milenar, surja algo inimaginável: um papiro antigo, rasgado pelo impacto».
A protagonista é feminina e, segundo o ator, a escolha não foi casual, resultando da intenção de contrariar a escassez de obras portuguesas deste género literário que colocam uma mulher no centro da narrativa.
Assim, Leonor dos Santos, dotada de uma notável inteligência, humanidade e fascínio, transforma a sua busca pelo túmulo de Cleópatra numa aventura arqueológica que é, simultaneamente, uma profunda reflexão sobre o poder do passado.
Paulo Eduardo Ribau Fidalgo é natural da Gafanha da Nazaré. Licenciado em Contabilidade, exerce funções no Município de Ílhavo.











