A solidão é um sentimento subjetivo e relaciona-se com a ausência de contacto, de sentimento de pertença ou com a sensação de se estar isolado, interferindo com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Infelizmente, o sentimento de solidão e isolamento social faz parte do dia a dia de muitos dos idosos do concelho de Ílhavo, sendo esta franja da sociedade especialmente vulnerável.
Desta forma e de modo a combater esta fragilidade o Centro Comunitário do CASCI delineou uma semana com atividades direcionadas à população sénior.
A semana sénior decorreu entre os dias 3 a 6 de abril, com visitas a vários locais como, por exemplo, o Museu dos Palheiros de Mira, o Museu do Território da Gândara, a Casa-Museu de Santo António de Vagos, a Exposição “Tarjes Tradicionais de Aveiro”, o Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga e o Centro de Interpretação Pateira de Frossos.
A hora de almoço foi um momento de partilha e de coesão de grupo, já que todos os intervenientes partilharam os seus lanches.
Nesta atividade participaram 85 idosos, sendo unânime a satisfação por parte destes.