Foi ontem, dia 6 de junho, apresentado o programa “Verão em Ílhavo”, com 40 dias de música, animação, desporto e gastronomia, em vários pontos do município, como a Vista Alegre, a Barra, a Costa Nova, o Jardim Oudinot e o centro histórico de Ílhavo, que representa um investimento de 475 mil euros por parte da autarquia.
Às tradicionais festas e romarias, juntam-se o Festival da Juventude “Mareato” e a gastronomia do Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau.
O primeiro a acontecer é o Mareato, que se realiza entre 1 e 9 de julho, na Praia da Barra e na Costa Nova. Vocacionado, sobretudo para o público jovem e jovem adulto, o Mareato tem quatro concertos agendados para 7 e 8 de julho, no Largo do Farol, na Praia da Barra. No dia 7, há concerto do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com organização da d’Orfeu Associação Cultural e do 23 Milhas) com o grupo alemão Shantel & Bucovina Club Soundsystem pelas 19 horas, e às 22h30 é a estreia da Orquestra do Mar, projeto comunitário com jovens músicos das escolas privadas de música do município. Nesta primeira edição, a Orquestra do Mar junta-se aos Lavoisier para reinterpretar o álbum “Por este rio acima”, de Fausto. No dia 8, continua a programação do Festim, com Electric Jalaba (de Marrocos e Reino Unido) pelas 19 horas, seguindo-se, às 22h30, o concerto de Capitão Fausto.
Além dos concertos, o Mareato inclui uma programação diurna lúdica e desportiva, em que se destaca a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, a 1 de julho, a XIV Travessia da Ria a Nado/IX Aquatlo, no dia 2 de julho, a competição Cross-Training Mare Chalenge, nos dias 8 e 9 de julho, e a Neon Run, com uma vertente mais lúdica, no dia 9 de julho. O Mareato representa um investimento de 67 mil euros.
O Festival da Sardinha, em parceria com a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, realiza-se de 13 a 16 de julho, no relvado da Costa Nova. No mesmo local, de 27 a 30 de julho, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.
O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do município, realiza-se de 9 a 13 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré. Para além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações, o evento tem também a habitual vertente musical com concertos no Palco Estibordo. José Malhoa atua no dia 9 de agosto, Anjos no dia 10, David Carreira no dia 11, Agir no dia 12 e Sara Correia encerra no dia 13.
A autarquia releva ainda outro destaque na forma do “Azul Petróleo”, um amplo projeto de criação comunitária multidisciplinar, com um cariz ecológico, que tem vindo a ser dinamizado desde fevereiro passado, e que culminará numa instalação/performance a ser apresentada todos os dias durante o Festival do Bacalhau.
«Com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho às associações participantes», referiu-se em comunicado, a Câmara Municipal vai alugar um novo modelo de cozinhas modulares, em contentores devidamente credenciados para o efeito, o que implica um acréscimo de investimento de cerca de 15 mil euros.
O presidente da Câmara, João Campolargo, sublinhou que «é através dos eventos que o nosso município aumenta a sua atratividade turística, nacional e internacional, conjugando a dimensão patrimonial e histórica, que é fundamental, mas também pela oferta cultural e gastronómica».