A 8 de agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o 86.º aniversário da sua fundação, que ocorreu 1937. Um dia que será assinalado com o regresso da Barca dos Apóstolos, uma nova exposição temporária e a apresentação da doação feita pelos Amigos do Museu de Ílhavo (AMI).
A celebração inicia-se na tarde de terça-feira, às 18 horas, com a apresentação da obra “Figura de Mulher” (1940) de Fausto Sampaio, óleo sobre tela, oferecida ao Museu Marítimo pelos Amigos do Museu, que vem enriquecer o seu património.
Para este dia está também prevista a apresentação da Barca dos Apóstolos, após o seu restauro na Universidade Católica do Porto. Um regresso que vale a pena visitar.
O aniversário do Museu será também marcado pela inauguração de uma nova exposição temporária intitulada “Tenho Barcos na Cabeça”, de João Batel. O artista ilhavense pretende, nesta exposição, mostrar a cultura regional através dos moliceiros que, segundo Senos da Fonseca, é «o saber da construção lagunar empírica que se fundiu com a arte».
No dia 8 de agosto, dia de aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, a entrada é livre no Museu Marítimo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.