A Câmara Municipal de Ílhavo abriu esta segunda-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo do Ensino Superior, que decorre até 20 de outubro de 2023. Os interessados devem preencher aqui este formulário online.
No ano letivo 2023/2024 serão apoiados 35 jovens estudantes do Município de Ílhavo, mais 15 do que o estipulado do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo do Município de Ílhavo (20 bolsas), tendo em consideração a necessidade de apoiar as famílias que viram os seus rendimentos diminuídos resultantes da conjuntura económica atual. A bolsa de estudo também terá um acréscimo no seu valor anual, que passa a ser de 1441.30 euros, repartidos por dez mensalidades.
«Esta medida, traduzida por um investimento no valor de 50.445.50€, espelha o compromisso social inerente à missão de serviço público que a Câmara assume na plenitude, permitindo às famílias dos jovens estudantes um atenuar nos elevados encargos financeiros, que o ensino superior contempla e que a Ação Social Escolar Superior não satisfaz totalmente, ao contrário do que se verifica no Ensino Obrigatório (Secundário) onde, apesar de alguns constrangimentos, os encargos são menores e os apoios sociais mais acessíveis e generalizados», informa a autarquia em comunicado.
Sendo o ingresso no Ensino Superior uma decisão formativa individual, a atribuição das referidas bolsas, sem qualquer obrigatoriedade legal, enquadra-se na preocupação e prioridade estratégica da Câmara Municipal de Ílhavo, na formação académica dos jovens, na empregabilidade e no desenvolvimento económico do Município.