O Palheta, festival de Robertos e Marionetas acontece entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré. Já este fim-de-semana, o 23 Milhas, que organiza o evento, leva o teatro de marionetas às praias da Barra e da Costa Nova, através do espetáculo ‘A Viagem’, da companhia Mãozorra, que leva os participantes numa viagem real, sem texto, que mistura o teatro visual e o de marionetas. Inspirado nos encontros e desencontros que a vida impõe e pressupõe, o espetáculo conta uma parte da vida da personagem de Raul que transporta o público ao seu próprio nascimento e à descoberta do mundo ao seu redor. Esta “viagem” destina-se a família (é aconselhável a maiores de 6 anos) é gratuita, dura 20 minutos, tem lotação limitada e acontece em seis sessões em cada um dos dias, às 11:00, 11:30, 12:00, 15:00, 15:30 e 16:00 do dia 24 de fevereiro, no Largo do Farol, na Praia da Barra, e nos mesmos horários, no dia 25, na Calçada Arrais Ançã, na Costa Nova.
Ainda no dia 24, sábado, entre as 9 e as 13 horas, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe a oficina de manipulação de marionetas ‘Primeira Mão’, orientada por Rui Queiroz de Matos. Nesta oficina faz-se uma breve explicação teórica das diversas técnicas de manipulação, promove-se um momento prático em que serão facultados objetos e marionetas para que os participantes possam explorar as técnicas abordadas, assim como descobrir o potencial de objetos do dia a dia com os quais também se podem criar personagens. De seguida, propõe-se a criação de uma pequena história que será contada através dos objetos/marionetas construídos no início. A oficina termina com uma pequena apresentação desse exercício.
O Festival Palheta, no fim-de-semana seguinte, conta com seis espetáculos (duas estreias nacionais e uma estreia absoluta), uma oficina e sessões de Teatro de Dom Roberto, num programa destinado a todas as pessoas, com foco nas famílias.