Em 2024, a Comunidade de Leitores, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, terá como tema principal os 50 anos do 25 de Abril. Em cada sessão, celebra-se a data e os seus múltiplos significados no século XXI, estabelecendo paralelismos com a realidade atual, com diferentes interpretações e reflexões sobre nós, enquanto país, e sobre o(s) futuro(s) possíveis.
A primeira sessão 2024, agendada para dia 29 de fevereiro, às 21 horas, é dedicada à ‘Poesia de Intervenção’, contando com a presença de Ana Pereira, da livraria Xylocopa Books, que apresentará o seu trabalho.
Nesta edição de fevereiro, a Comunidade de Leitores desafia os participantes a trazer a sua leitura poético-interventiva, abordando-se poemas de autores como António Gedeão, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, José Jorge Letria, José Carlos Ary dos Santos, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Natália Correia, Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner Andresen e Zeca Afonso.
As próximas sessões estão marcadas para 24 de abril, com o tema ‘Liberdade vs. Censura’; 27 de junho, sobre os ‘Caminhos de Resistência’; 12 de setembro, acerca da ‘Música da Luta’; e 28 de novembro, em torno da ‘Repressão: o Poder do Medo’.
Em cada sessão, haverá um ou dois convidados especiais envolvidos na temática da sessão, que partilharão com os presentes as suas vivências do 25 de abril e uma pequena empresa local para divulgar o seu serviço e trabalho.
A Comunidade de Leitores visa promover e a consolidar os hábitos de leitura junto da comunidade, partilhando o prazer da leitura, descobrindo e confrontando pontos de vista sobre aquilo que os participantes leem e as suas experiências pessoais enquanto leitores. A participação nas sessões é gratuita e aberta à comunidade, direcionada a todos os que partilham o gosto pelos livros e pela leitura.