Ao longo do ano, o Município de Ílhavo vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação diversificada, tendo sido iniciada no passado dia 1 com o Feriado Municipal, em que se integraram espetáculos de comunidade como o “Coro da Madrugada”, uma homenagem ao legado de José Afonso, e a apresentação do projeto comunitário “Margaridas, Cravos e Outras Primaveras”, uma evocação musical dos 50 anos da Revolução, sendo esta uma pequena apresentação do espetáculo que terá lugar no dia 24, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Recorde-se que foi também inaugurada a exposição de fotografia “Mezzanine”, que reúne obras da Coleção de Fotografia novobanco, sob a curadoria do fotógrafo joãozero, que criou uma narrativa em torno da Liberdade através de «uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea», refere a autarquia ilhavense em comunicado. A exposição pode ser visitada até 30 de junho, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Ílhavo.
No dia 17, às 18h30, as instalações provisórias do Fórum Municipal da Maior Idade, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, serão palco da performance “Acordes e Narrativas de Abril. Ao som do violino de David Moura, duas mulheres mais velhas, Glória Batista e Adelaide Baptista, irão partilhar recordações de uma vida que começou antes da revolução.
O Ciclo de Cinema, integrado na exposição “Ideologias do Mar” estará de volta no dia 20, às 21h, com dois filmes: “Terra Nova, Mar Velho”, de Francisco Manso, e “A Tremonha de Cristal”, de António Campos, com a presença do realizador Francisco Manso e do Capitão José Pequeno, que estarão à conversa no Museu Marítimo de Ílhavo.
No dia 23, a Comunidade de Leitores reunirá às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, para partilhar leituras sobre “Liberdade vs. Censura”.
Em dia de feriado, a 25, a comunidade é convidada a visitar a Mostra de Artesanato “O Povo saiu à rua…”, no Jardim Henriqueta Maia, no centro de Ílhavo, das 10 às 18 horas. Às 17 horas terá lugar a Sessão Extraordinária Evocativa dos 50 anos do 25 de abril de 1974, no Salão Nobre dos Paços do Município, sendo promovida pela Assembleia Municipal.
No dia 26, “Memórias de Abril” terá como objetivo a partilha de memórias de abril vividas por gente da terra. O encontro começa às 14h30, no Centro de Documentação de Ílhavo (CIEMar-Ílhavo).
A programação inclui ainda exposições na Biblioteca Municipal e no Museu Marítimo, destacando meio século de liberdade e democracia em Portugal.