Na sessão comemorativa do seu 6.º aniversário, realizada no Teatro da Vista Alegre, a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica, distinguiu a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre pelos seus 200 anos.
A AptCVC distinguiu ainda o Museu de Olaria de Barcelos, pelos seus 70 anos, o DEMAC – Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, pelos seus 50 anos, e o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, pelos 40 anos de atividade nas Caldas da Rainha.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, fez uma intervenção saudando a associação e os seus membros e o papel que tem tido na promoção da cerâmica portuguesa, recordando o papel de Ílhavo neste domínio e especialmente o local onde estavam, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, que comemora este ano os seus 200 anos de existência.
O presidente da direção da AptCVC, Capão Filipe, associou-se à homenagem à Vista Alegre e recordou as principais etapas da vida da associação, bem como o papel que tem desempenhado no país e a nível internacional.
A terminar foram entregues a todos os participantes duas peças da Vista Alegre produzidas para o evento, seguindo-se um almoço no Hotel Montebello Vista Alegre e a visita ao Museu da Vista Alegre e ao Museu Marítimo de Ílhavo.
Na sessão em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos gerentes para mais um mandato de dois anos.
Recorde-se que a AptCVC tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas, e pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países e à Academia Internacional de Cerâmica, sedeada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso mundial em Portugal, nas cidades cerâmicas de Alcobaça e Caldas da Rainha no 3.º semestre de Setembro.