O Município de Ílhavo promoveu, no passado dia 21 de maio, uma Sessão Pública Participativa relativa ao desenvolvimento do Estudo Estratégico (Masterplan) para reforço da centralidade urbana da Gafanha da Nazaré.
A sessão, que decorreu na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, contou com a presença de cerca de 50 participantes, cuja diversidade permitiu a realização de um debate de qualidade, marcado pela envolvência de todos, num exemplar momento de exercício democrático. O debate foi alimentado pela preocupação constante com o reforço da identidade do lugar e evoluiu em torno do modelo de cidade que se pretende para a Gafanha da Nazaré. Os participantes sublinharam a necessidade de criar espaços públicos de encontro, seguros, que promovam a interação social, a fruição visual e a inclusão de espaços verdes. O Jardim 31 de Agosto foi identificado como uma área a ser revitalizada, com propostas que promovam a segurança e atratividade, incluindo a possibilidade de introdução de habitação e criação de novas frentes urbanas, tornando esta área mais vivida e reforçando uma eventual permeabilidade pedonal, garantida pela relocalização de alguns equipamentos.
Foi unânime a opinião que, apesar da grande concentração de serviços, falta uma coesão entre eles, especialmente nos percursos e acessos, que são, muitas vezes, descontínuos e não permitem que os utilizadores sejam capazes de sentir essa proximidade. O centro da cidade foi idealizado como um local de comunhão e encontro, onde a existência de equipamentos e edifícios deve reforçar e potenciar o sentimento de comunidade, sendo, por isso, fundamental que este seja um local acessível e seguro para todos, com vias inclusivas e seguras.
As conclusões desta sessão de trabalho estão alinhadas com a visão do Município de Ílhavo, que justificaram a elaboração deste estudo, nomeadamente a de trabalhar a centralidade da Gafanha da Nazaré, por forma a promover um desenvolvimento urbano devidamente planeado e a criação de espaço público com mais qualidade, que promova a sua apropriação pelas pessoas. O Município de Ílhavo acredita que os projetos devem ser desenvolvidos e implementados de forma estruturada, a partir de uma visão holística, sob pena de se continuar a promover um tecido urbano aparentemente pouco coerente.
Com este Estudo definir-se-á uma visão estratégica, devidamente estruturada e fundamentada, para aquela que se definiu como a zona mais central da Gafanha da Nazaré, com a qual a comunidade se sinta genericamente identificada, e que simultaneamente se revista de um carácter verdadeiramente revigorador do espaço público.
Nesta sessão marcaram presença representantes de diversas entidades, como a Administração do Porto de Aveiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, a Guarda Nacional Republicana, associações locais, como a Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré ou a Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, vereadores, deputados da Assembleia Municipal, executivo da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, entre outros cidadãos, o que demonstra o interesse e a relevância destas matérias.