O EduCITY, projeto que envolve várias Unidades de Investigação da Universidade de Aveiro (CIDTFF, CESAM, IEETA e DIGIMedia), e coordenado por Lúcia Pombo (CIDTFF/DEP), foi nomeado para o Prémio INOVA+ na categoria Cidades Criativas. Qualquer pessoa pode participar na seleção dos projetos, bastando, para isso, votar no EduCITY, no “website” do Prémio Inova+.
O Prémio INOVA + conta com o alto patrocínio do Presidente da República e distingue soluções que respondam a desafios societais com impacto nos territórios e se enquadram no conceito S+T+ARTS (Ciência, Tecnologia e Artes).
A equipa desenvolveu uma plataforma aberta que permite a criação de jogos móveis e de conteúdos em realidade aumentada por utilizadores sem competências de programação, podendo ser utilizada em qualquer cidade do mundo. A app que agrega esses jogos educativos pode ser explorada em passeios por qualquer cidade, recorrendo a estratégias de “aprender fazendo”, na qual os jogos interdisciplinares em realidade aumentada permitem a consciencialização ambiental na cidade, onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.
O EduCITY decorre do sucesso alcançado com o projeto EduPARK, reconhecido em 2018 com o prestigiante prémio Team Award for Innovation in Teaching & Learning do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), visando contribuir para a sustentabilidade da cidade de Aveiro, criando um ambiente inteligente de aprendizagem que pode ser explorado em qualquer lugar do mundo.
As votações decorrem até ao dia 30 de setembro, sendo possível votar mais do que uma vez.