Foto: CMI

Os incêndios florestais que estão a lavrar em Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis levaram a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, recomendando à população que siga as orientações das autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas deslocações essenciais.

Já foram cortadas várias autoestradas da região de Aveiro, como a A1 ou a A25, mas também o IC2 e outras vias. A Proteção Civil apela para que os cidadãos não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido.

As aulas também estão suspensas no município de Albergaria-a-Velha.

Mantém-se o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível VERMELHO, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

Pelas 13 horas, estavam no terreno, pelo distrito de Aveiro, cerca de 1100 bombeiros, 370 veículos terrestres e 6 meios aéreos a combater as chamas.

Pelas 15 horas, estavam no terreno, pelo distrito de Aveiro, cerca de 1300 bombeiros, 410 veículos terrestres e 12 meios aéreos a combater as chamas.