Bárbara Coelho Gabriel, docente e investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA), recebeu o Prémio Ensino de Engenharia, entregue pela Ordem dos Engenheiros na 1.ª Edição dos Prémios Nacionais da Ordem dos Engenheiros.
Numa gala realizada a 12 de setembro, Bárbara Coelho Gabriel expressou o agradecimento à Ordem dos Engenheiros pela valorização do Ensino de Engenharia como uma área relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico e social, sendo uma missão de todos os que, diariamente, formam estudantes, futuros engenheiros, enquanto cidadãos plenos.
A cerimónia pública de reconhecimento dos vencedores desta primeira edição dos Prémios Nacionais da Ordem dos Engenheiros, nas suas diversas categorias, decorreu no Casino do Estoril. O evento incluiu, igualmente, uma homenagem a antigos Bastonários e Vice-Presidentes Nacionais, com a entrega das Medalhas de Ouro e Prata da Ordem dos Engenheiros, respetivamente.
Estas distinções visaram celebrar a excelência na Engenharia, promovendo o seu papel fundamental no progresso e bem-estar da sociedade. Estes prémios são também um instrumento para fortalecer a relevância da profissão de engenheiro, destacando o seu impacto na inovação e no desenvolvimento.
Destinados ao reconhecimento de membros da Ordem dos Engenheiros que, de forma individual, se tenham distinguido tanto a nível nacional como internacional, os Prémios Nacionais da Ordem dos Engenheiros valorizam aqueles cuja atuação no domínio da Engenharia tem contribuído significativamente para o prestígio e progresso da profissão.
No total, foram galardoados 20 engenheiros em oito categorias diferentes: Ensino de Engenharia; Intervenção Cívica; Igualdade de Género; Jovem Engenheiro; Internacionalização; Especialidades; Engenheiro Empresário ou Empreendedor; e Carreira.