Teve lugar ontem, no Centro Cívico da Gafanha do Carmo, a cerimónia formal de arranque da empreitada de ampliação das redes de Águas Residuais e Pluviais nas freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo – PAR013.

Esta obra, que representa um investimento total de 3,5 milhões de euros, é financiada pelo Agrupamento de Entidades Adjudicantes, composto pelo Município de Ílhavo e pela AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., com as seguintes responsabilidades: 1,6 milhões de euros para o Município de Ílhavo (relativo à rede de águas pluviais) e 1,8 milhões de euros para a AdRA (infraestruturas e rede de saneamento público).

A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, prevê a construção de 16 quilómetros de rede de saneamento, a instalação de 560 ramais domiciliários, abrangendo 1531 habitantes, e 5,72 quilómetros de rede de águas pluviais, alcançando assim uma cobertura total na freguesia da Gafanha do Carmo.

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, destacou a importância do arranque desta obra, uma das últimas necessárias para garantir uma cobertura completa das redes no município. Sublinhou ainda a necessidade de um trabalho rigoroso e bem monitorizado: «Esperamos que esta empreitada, assim como a que está por iniciar na Gafanha da Boavista, na freguesia de São Salvador, sejam modelos de boas práticas, assegurando que a conclusão da rede municipal seja cumprida dentro dos prazos e com a melhor qualidade possível».

Filipa Alves, Administradora da AdRA, destacou o percurso de investimentos no município de Ílhavo ao longo dos 14 últimos anos: «Estamos em fase de análise das propostas para a última obra, já referida, necessária para garantir a cobertura total da rede no concelho. Com esta nova fase de trabalhos, o montante total de investimentos no território atinge os 19 milhões de euros».