No passado dia 4 de outubro, a Grestel, empresa do Grupo Costa Nova Industria, efetuou pela primeira vez em Portugal e na Europa uma cozedura de cerâmica utilitária em forno industrial com recurso a 50% de hidrogénio. Este marco histórico para a inovação na indústria cerâmica foi fruto de uma parceria de boa-fé entre a Grestel, a Fusion-Fuel, a Induzir e a HyLab.

Às 11 horas desse dia, o forno da Grestel I, em Vagos, marcava 41ºC, já em processo de arrefecimento após ter sido alimentado com 50% de hidrogénio. Dessa enforna, saíram 250 peças, que, à primeira vista, se apresentavam em perfeitas condições, apenas com «tonalidades ligeiramente diferentes» e um «brilho com menor intensidade». No entanto, Carlos Pinto, Diretor Industrial do Grupo, afirmou que estas características são facilmente corrigíveis «através de uma limpeza de atmosfera na fase final da cozedura».

Foi a «vontade de ir mais além» que uniu estas quatro entidades, resultando num avanço significativo para a investigação científica e para a engenharia. Junto a dezenas de garrafas de hidrogénio, vindas de Itália, Carlos Pinto, Diretor Fabril do Grupo, sublinha: «a Grestel tem no seu ADN um espírito altamente sustentável e não queremos parar, queremos ser a fábrica mais sustentável do mundo».

Com o país comprometido a atingir a neutralidade carbónica até 2050, o Grupo antecipa-se e dá um passo pioneiro rumo a esse objetivo, implementando soluções inovadoras que contribuem para um futuro mais sustentável.

Com mais de 1000 vidrados diferentes, o Grupo Costa Nova enfrentava a incerteza de como as suas peças de tableware iriam reagir à cozedura num forno alimentado a hidrogénio. A introdução desta fonte de energia levanta desafios técnicos, nomeadamente no comportamento dos materiais cerâmicos e na estabilidade dos vidrados sob novas condições térmicas. Ainda assim, a empresa decidiu liderar este caminho inovador, impulsionada pela vontade de atingir a neutralidade carbónica antes do estipulado por lei. Com esta iniciativa, toma a dianteira na produção industrial de tableware utilizando hidrogénio.