Após realização de concurso público, a obra de requalificação e ampliação da Extensão de Saúde da Gafanha da Nazaré foi adjudicada por cerca de 3.67 milhões de euros.
O atual edifício, que comporta duas Unidades de Saúde Familiar (USF Beira Ria e USF Atlântico Norte), apresenta «sérias patologias construtivas e encontra-se desatualizado face aos atuais padrões de qualidade e exigências técnicas», segundo comunicado da Câmara de Ílhavo.
A intervenção visa corrigir as deficiências estruturais agravadas ao longo dos anos, assim como modernizar e ampliar as instalações, tornando-as aptas para responder ao crescimento populacional da Gafanha da Nazaré.
A obra tem como principais objetivos melhorar as condições de conforto, segurança, acessibilidade, eficiência energética e funcionalidade, proporcionando um serviço de saúde mais eficiente e inclusivo.
A empreitada pretende também contribuir para a melhoraria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, garantindo um atendimento de maior qualidade aos munícipes, tanto em termos de capacidade de resposta como de excelência no serviço prestado.
A intervenção será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 2.7 milhões de euros.