As celebrações dos 200 anos de vida da Vista Alegre continuam a dominar as novidades da marca, como é exemplo a coleção Herança, lançada em todas as geografias onde a Vista Alegre está presente.
Herança é um serviço composto por 17 peças, ostentando clássicos motivos florais, inteiramente pintados à mão com a destreza da Manufatura da Vista Alegre, de uma beleza intemporal evocativa da riquíssima história da marca.
A coleção Herança em porcelana reflete os primeiros trabalhos decorativos na Vista Alegre, após a contratação de Mestre Victor Rousseau, em 1835. Além do seu papel determinante na criação da escola de pintura da marca, Rousseau abriu a Vista Alegre a motivos e formas ditados pelas correntes estéticas dominantes na época.
Paralelamente, alguns dos filhos de José Ferreira Pinto Basto, fundador da empresa, viajaram para Sèvres, de onde trouxeram uma importante bagagem referencial, tanto técnica quanto estética. Este conjunto de influências deu origem a decorações mais ricas, expressivas e coloridas, onde bouquets de flores, grinaldas e entrelaçados florais eram representados com uma paleta de cores alegre e suave.
O serviço em cristal Herança acompanha harmoniosamente o conjunto de porcelana, inspirando-se também ele nas decorações do acervo do Museu Vista Alegre. Com um carácter marcadamente clássico, Herança Cristal apresenta uma decoração rica, onde a lapidação e a gravação são elevadas pela pintura manual a ouro.
Ao conjugar múltiplas e complexas técnicas, incluindo a haste lapidada onde surge um botão gravado com a coroa da Vista Alegre, o bojo com lapidação de facetas, a gravação e a pintura, Herança Cristal reúne o melhor do legado estético e artesanal da marca para sublimar a nobreza da matéria-prima.