Luís Leitão e Sónia Fernandes (Foto: PS Ílhavo)

O Partido Socialista de Ílhavo anuncia Sónia Fernandes como candidata a Presidente da Câmara Municipal e Luís Leitão como candidato a Presidente da Assembleia Municipal às próximas Eleições Autárquicas de 2025.

Neste anúncio, o PS fala em «inverter o marasmo do presente mandato» do Unir Para Fazer e diz ainda que «não é solução voltar às soluções do passado, derrotadas em 2021», referindo-se ao PSD.

Sónia Fernandes, de 45 anos, natural de São Salvador e a residir na Praia da Barra, refere que «queremos um concelho inovador e dinâmico, onde o desenvolvimento económico caminhe lado a lado com a coesão social, onde o respeito pelo ambiente seja uma prioridade e onde a cultura e a identidade ilhavense sejam valorizadas». Defende «uma gestão municipal transparente e participativa, na qual todos tenham voz e se sintam parte ativa na construção do nosso futuro coletivo».

Por sua vez, Luís Leitão, de 59 anos, residente na Gafanha da Nazaré e atual líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, sublinha a «importância da transparência e do diálogo na vida autárquica do concelho, transportando as conquistas do PS no presente mandato – como a Mesa da Assembleia pluripartidária, as transmissões online ou o funcionamento efetivo da conferência de líderes – para o aprofundamento do papel da Assembleia como plataforma de diálogo entre as forças políticas e entre estas e os eleitores».

-/-

Sónia Fernandes é licenciada em Engenharia do Ambiente e tem desempenhado funções de liderança nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança. Militante do PS desde 2005, exerce, atualmente, funções na Assembleia Municipal de Ílhavo e é Presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Ílhavo.

Luís Leitão é licenciado em Contabilidade e Administração pela Universidade de Aveiro e Diretor Comercial da Teka Portugal. Lidera pelo terceiro mandato consecutivo a bancada do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo. Atualmente, é membro da direção da Confraria Gastronómica do Bacalhau, desempenha funções de Presidente da Assembleia-Geral do Grupo Desportivo da Gafanha e é Presidente da Divisão de Eletrodomésticos da AGEFE – Associação Empresarial dos Sectores Elétrico, Eletrodoméstico, Eletrónico e das Tecnologias da Informação. No PS desde a sua juventude, foi mandatário distrital da candidatura presidencial de Mário Soares e mandatário concelhio da candidatura presidencial de Jorge Sampaio.