Os projetos ‘Água para todos’, de Maria Francisca Melo, e ‘Esterilizar é amar e responsabilizar’, de Sandra Almeida, ‘Maiores a Rodar pelo Ambiente’, de Helena Fidalgo, e ‘Escola mais acessível’, de Matilde Carneiro, foram os grandes vencedores da edição 2025 do Orçamento Participativo de Ílhavo, após um período de votação aberta à população residente no município de Ílhavo.

O projeto mais votado, com 203 votos, foi ‘Água para todos’, apresentado por Maria Francisca Melo, de 23 anos. Com um valor estimado de 15 mil euros, o projeto propõe a instalação de bebedouros em locais de prática desportiva, acessíveis a pessoas e animais, promovendo a hidratação e o bem-estar de todos.

Em segundo lugar, com 200 votos, ficou o projeto ‘Esterilizar é amar e responsabilizar’, da autoria de Sandra Almeida, de 43 anos. Com um orçamento de 30 mil euros, a proposta visa a criação de vales para esterilização de animais de companhia, apoiando financeiramente famílias residentes no concelho e promovendo o bem-estar animal, a saúde pública e a responsabilidade comunitária.

O terceiro projeto mais votado, ‘Maiores a Rodar pelo Ambiente’, foi apresentado por Helena Fidalgo, de 71 anos, e recolheu 178 votos. Com um valor estimado de 20 mil euros, prevê a aquisição de três bicicletas elétricas adaptadas para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, a utilizar nos espaços da Maior Idade. O projeto incluirá ainda um programa de voluntariado com foco em atividades ambientais.

A quarta proposta vencedora foi ‘Escola mais acessível’, idealizada por Matilde Carneiro, de 17 anos, com um total de três mil euros. A proposta pretende garantir maior autonomia a alunos com mobilidade reduzida ou temporariamente limitada, através da implementação de um sistema de cartão de acesso ao elevador escolar.

A edição de 2025 contou com uma dotação total de 100 mil euros, com um limite máximo de 70 mil euros por projeto. Foram submetidas 30 propostas – mais oito do que na edição anterior – com uma forte presença jovem: 18 propostas foram apresentadas por participantes até aos 23 anos. A faixa etária dos proponentes variou entre os 16 e os 79 anos, refletindo uma grande diversidade geracional.

Também o número de votos aumentou, com 717 pessoas a participar na votação, mais 166 do que em 2024. Das propostas submetidas, 22 foram validadas e avançaram para a fase de votação, abrangendo áreas como inclusão, desporto, ambiente, artes, cultura, lazer, espaço público, eventos, educação, segurança rodoviária, bem-estar animal e Maior Idade.

Os resultados detalhados da votação podem ser consultados em: op.cm-ilhavo.pt