Depois de anunciar que a qualidade do ar na envolvente de várias escolas portuguesas, e também em Ílhavo, apresenta níveis de poluentes que se poderão tornar problemáticos perante as regras europeias mais exigentes previstas para 2030, a Associação ‘Bora Ambientar anunciou agora a instalação duma estação de medição da qualidade do ar na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Segundo a Associação ‘Bora Ambientar, esta estação ficou instalada junto ao portão exterior desta escola, que é um «exemplo a nível nacional no uso diário da bicicleta».

A monitorização da qualidade do ar é realizada através de estações portáteis instaladas temporariamente junto das escolas, que medem continuamente partículas PM10 e PM2.5, dióxido de azoto (NO₂) e ozono troposférico (O₃).

Os resultados preliminares do projeto ‘Respirar Fundo’ mostraram que as concentrações de PM10, PM2.5 e NO₂ tendem a aumentar durante as horas de ponta da manhã e da tarde, num padrão que os investigadores consideram consistente com a influência do tráfego rodoviário.

O projeto ‘Respirar Fundo’ envolveu diretamente cerca de 1.500 alunos e mais de 250 professores em atividades relacionadas com qualidade do ar e educação ambiental. A iniciativa terá continuidade a partir de outubro deste ano, através do projeto ‘Respirar+Fundo’.