Esta receita é inspirada na cozinha tradicional dos barcos de pesca do nosso Bacalhau. É preciso notar que eles devem confecionar esta receita e variar de empresa para empresa e de cozinheiro para cozinheiro.
Normalmente estes barcos não têm as cozinhas bem recheadas de produtos frescos (não duram muito tempo), daí o uso de tomate pelado em lata. E com uma destas latas poderá realizar uma caldeirada de bacalhau da seguinte forma:

Ingredientes:

4 Postas de Bacalhau; 6 Batatas grandes; 1 Pimento verde (cortado na vertical em finos pedaços); 4 Cebolas médias; alho q.b.; Cerveja branca 33cl. Sal q.b.; 10 cl de Azeite; Picante Maçarico q.b.;

Preparação:

Coloque uma camada de cebola num tacho, pimento, e batata cortada às rodelas com +/- 2 cm de espessura e por fim o alho em rodelas finas. Regue com azeite e esmague alguns tomates adicionando sal q.b.. Reserve um pouco de tudo para colocar uma camada por cima do bacalhau. Coloque as postas de bacalhau e volte a repetir até distribuir todos os ingredientes. Não se esqueça de colocar o resto dos tomates esmagados e sal q.b., e ao líquido que sobra da lata junte o q.b. de picante e preencha-a com cerveja, e misturando tudo muito bem. Quando o tacho iniciar a fervura junte o preparado anterior. Caso sobre cerveja, coloque tudo no tacho e deixe ferver 15 min. Desligue o fogão e deixe respirar uns minutos.

Sirva em pratos fundos, se for apreciador de “pão no molho”.

Caso sobre alguma coisa do tacho e decidir colocar no lixo, espere. O modo de reciclar essa sobra é passar a varinha mágica ou o passe-vite e já tem uma base para iniciar uma sopa de peixe ou um creme, adicionando outros ingredientes. O que poderá congelar uns dias e fazer mais tarde.

(A receita pode ser substituída por febras, espinhas, caras e samos de bacalhau em várias camadas).

Acompanhe com um bom vinho tinto, com algo que lhe saiba bem, pois dessa forma poderá apreciar melhor este prato. Para sobremesa recomenda-se uma boa e suculenta laranja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here