Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Foto: Maria Inês Ramos

A época oficial de pesca à sardinha arrancou na segunda-feira, dia 21 de maio, mas na maioria dos portos do país, o valor a que foi vendida e a qualidade, ficaram abaixo do esperado.

4,800 toneladas no máximo

Com permissão para capturar até ao máximo de 4,800 toneladas, até 31 de julho, a maioria dos pescadores entrevistados teme que se esgotem as porções muito antes da data e, sobretudo, antes da sua melhor época, que seria Outubro.

Em declarações à Rádio Terranova e para o Jornal ‘O Ilhavense’, José Miguel Castro, da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (ADRA) disse que acredita que, como “há muita sardinha” vai ser difícil gerir a quota:

“Quando a quota é curta é difícil gerir as capturas. Se começarmos a apanhar muito cedo, vamos ter de acabar muito cedo”.

Preço considerado baixo

Os primeiros cabazes foram vendidos a um preço que os pescadores consideram “baixo”, tendo em conta as quantidades diárias permitidas: “as grandes embarcações podem encher até 166 cabazes por dia, as médias, 111 cabazes, sendo que as pequenas embarcações só podem chegar aos 55”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here