Época de pesca à sardinha abre com valores abaixo do esperado

Ílhavo: Pescadores temem esgotar as quotas antes da melhor época

0
261
Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Foto: Maria Inês Ramos

A época oficial de pesca à sardinha arrancou na segunda-feira, dia 21 de maio, mas na maioria dos portos do país, o valor a que foi vendida e a qualidade, ficaram abaixo do esperado.

4,800 toneladas no máximo

Com permissão para capturar até ao máximo de 4,800 toneladas, até 31 de julho, a maioria dos pescadores entrevistados teme que se esgotem as porções muito antes da data e, sobretudo, antes da sua melhor época, que seria Outubro.

Em declarações à Rádio Terranova e para o Jornal ‘O Ilhavense’, José Miguel Castro, da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (ADRA) disse que acredita que, como “há muita sardinha” vai ser difícil gerir a quota:

“Quando a quota é curta é difícil gerir as capturas. Se começarmos a apanhar muito cedo, vamos ter de acabar muito cedo”.

Preço considerado baixo

Os primeiros cabazes foram vendidos a um preço que os pescadores consideram “baixo”, tendo em conta as quantidades diárias permitidas: “as grandes embarcações podem encher até 166 cabazes por dia, as médias, 111 cabazes, sendo que as pequenas embarcações só podem chegar aos 55”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome