Arte Xávega, Praia da Torreira, Murtosa

Durante o triénio 2018-2020 os Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche irão dinamizar o projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”. Este projeto de programação cultural em rede irá desenvolver um conjunto de atividades visando a valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.

Ílhavo, Murtosa e Peniche

Os três Municípios estão ligados pela temática do Mar e pelo que representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar.

É este passado comum, ainda presente nos dias de hoje nas atividades económicas, nas práticas, costumes e tradições de cada um destes territórios, que serve de base ao desenvolvimento deste projeto que congrega estes municípios numa rede de programação cultural no domínio artístico e do conhecimento.

Variedade na pesca

Reconhecendo a especificidade dos diferentes tipos de pesca associados a cada território, e o potencial que o imaginário coletivo a eles associados pode ter na ótica da identidade territorial e da sua estruturação em rede, este projeto desenvolverá um conjunto de ações em torno dos seguintes temas: Gastronomia de Bordo; A Mulher na Comunidade Piscatória; Memória Social, Comunidades e Protagonistas; e Tradição da Construção e Manutenção Naval.

Leia a notícia completa na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here