A Câmara Municipal de Ílhavo irá integrar o projeto de programação cultural em rede “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Os Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche estarão envolvidos, numa dinamização conjunta, durante o triénio 2018-2020, período em que serão desenvolvidas cerca de trezentas atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de “favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional”.

Em nota de imprensa, a autarquia anuncia que as atividades projetadas serão desenvolvidas em torno de quatro temáticas, como objetivo de potenciar a “referência coletiva do mar, das pescas e das vivências das comunidades”, reconhecendo igualmente as “especificidades da relação de cada território com os diferentes tipos de pesca associada ao mar e à ria lagunar.

Uma das temáticas do projeto é a Gastronomia de Bordo que irá promover, nos três municípios, um festival repartido por três momentos, com as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos que envolvem Ílhavo, Murtosa e Peniche.

“O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar” – adiantou a CMI, na mesma nota.

Leia a notícia completa na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here