Câmara Municipal de Ílhavo assinala 1.º aniversário da Tomada de Posse com “balanço muito positivo”

0
10

O passado dia 27 de outubro teve como particularidade a celebração do 1.º aniversário da Tomada de Posse do atual Executivo da Câmara Municipal de Ílhavo.

A autarquia publicou, em nota de imprensa, as suas considerações nesta data a assinalar:

“Com a noção que há ainda um caminho a percorrer e com a consciência que há, igualmente, mais trabalho a desenvolver, tal não invalida que seja assumida uma nota extremamente positiva para a gestão autárquica realizada nestes primeiros 365 dias volvidos sobre a sessão da Tomada de Posse, a 27 de outubro de 2017.

[…] Uma redução da dívida acima dos 50%, a diminuição do serviço da dívida e o equilíbrio das finanças municipais na relação entre a receita e a despesa, culminaram com a libertação das obrigações e restrições inerentes ao cumprimento do PAEL e da chamada Lei dos Compromissos, permitindo encarar o futuro próximo e o das gerações vindouras com novas perspetivas e confiantes horizontes.

[…] Na área da mobilidade… a requalificação da antiga Rotunda da Barra, com a construção do novo viaduto, demonstrou que a opção da Câmara Municipal, apesar dos pessimismos, revelou-se positiva e eficaz; o início da construção do corredor ciclável na cintura externa da Gafanha da Nazaré permitirá uma melhor e mais segura ligação entre a malha urbana e as praias da Barra e da Costa Nova; e o regresso reformulado do serviço Ílhavo IN, mais versátil e mais próximo das necessidades da população.

Também a área das infraestruturas básicas merece especial destaque com a conclusão da Rede de Saneamento na Gafanha da Nazaré, que permite uma cobertura total da Freguesia, e os projetos de execução da Rede nas Gafanhas de Aquém e da Boavista (S. Salvador) e na Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo que irão trazer mais qualidade de vida às populações das várias Freguesias.

Na área do urbanismo e planeamento territorial… o arranque da segunda fase da requalificação da Av. Fernão de Magalhães (na Praia da Barra), […] as candidaturas dos projetos de reabilitação urbana no centro de Ílhavo, ARU, no âmbito do PEDU, permitirão as requalificações do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, do antigo Bairro dos Pescadores e da zona envolvente ao CIEMar; […] a aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ou a revisão, em curso, do Plano Diretor Municipal por adaptação ao Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POC OMG).

Leia o artigo completo na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome