O Festival Gastronomia de Bordo decorre de 14 a 18 de novembro.
Ílhavo vai embarcar numa aventura de degustação, que remete para as longas campanhas de pesca do Bacalhau nos mares gélidos do Atlântico Norte.
O certame projeta para os dias de hoje a gastronomia, tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua. Exemplo disso é a famosa Chora, uma sopa feita com a cabeça do bacalhau que deu mote a alguns ditos entre os homens nos navios, como por exemplo: “quem come chora, tem de cá voltar!”. Eram servidos pratos como a feijoada de chispe, feijão assado, caldeirada de espinhas de bacalhau, bacalhau frito, o “pão da pana” e o “queque dos domingos”, entre outros, comida retemperante para climas hostis e mares inóspitos enfrentados por heroicos pescadores…
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) informou que “às memórias gastronómicas de bordo não serão alheios os processos tradicionais de conservação dos produtos da pesca: a “cura tradicional portuguesa”, o peixe fresco, a salga, a seca e as conservas.”
Durante o festival será também possível “mergulhar” no património gastronómico nacional, através de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e também a outros equipamentos de transformação e preparação alimentar.
O Festival Gastronomia de Bordo apresenta-se, assim, numa homenagem à cozinha tradicional portuguesa, e bacalhoeira, tendo como “porto seguro” catorze restaurantes do Município de Ílhavo, num modelo contemporâneo e inovador, suportado nos sabores e nas tradições a bordo dos bacalhoeiros projetados em experiências e especialidades gastronómicas únicas e particulares.
Esta é uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades – programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela CMI e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.
A Autarquia lança o desafio para o embarque nesta “experiência de bordo”, bem como a desfrutar das múltiplas atividades, complementares à programação do festival, de “descoberta” da cultura gastronómica e vivencial da pesca do bacalhau no ciclo de iniciativas “Sentidos de Mar”.
Restaurantes aderentes:
» A Praia do Tubarão
» Bela Ria
» Canastra do Fidalgo
» Cantina Bar da Lota
» Duna do Meio
» Estrela do Mar
» Maradentro
» Marisqueira Barra
» Marisqueira da Costa Nova
» Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
» O Gafanhoto
» O Navegante
» Salsus
» Traineira