Maria de Medeiros e The Legendary Tigerman vão interpretar músicas que marcaram a história do cinema - DR

O 23 Milhas – projeto cultural do Município de Ílhavo – já divulgou a programação até ao final do ano. Os meses de outubro, novembro e dezembro reservam concertos, peças de teatro, performances de dança e muito mais, com destaque óbvio para a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo – e para o Leme – Festival de Circo Contemporâneo.

A Milha está de regresso, entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, para uma terceira edição “mais desafiante e diversificada”, como dá nota Luís Ferreira, diretor artístico do projeto 23 Milhas, em texto de introdução à agenda cultural para os próximos meses. Escolas, bandas, artistas, criadores e poetas ilhavenses são convidados a reunir-se para celebrar a música de Ílhavo numa das suas mais ricas componentes: a palavra. E como Ílhavo é rico em palavra.

Quanto ao Leme, que vai acontecer entre os dias 5 e 8 de dezembro, a evolução nota-se principalmente no que respeita à programação de espetáculos internacionais e à estreia de um dia dedicado à reflexão crítica sobre a temática circense nos dias de hoje. Tudo isto, afirma Luís Ferreira, “coloca o Leme na vanguarda do pensamento das novas práticas do circo”. Mantém-se ainda a aposta na criação artística e nos espaços não-convencionais enquanto palcos improvisados.

O 23 Milhas tem firmado importantes parcerias a nível local, nacional e internacional que permitem oferecer uma programação nos equipamentos culturais do município mais rica e diversificada. O festival Misty Fest, por exemplo, que prima por “levar a melhor música às melhores salas” por todo país, traz à Casa da Cultura de Ílhavo um concerto de Maria de Medeiros e The Legendary Tigerman, no dia 16 de novembro. Também o circuito OuTonalidades apresenta Malino e Gobi Bear, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, respetivamente, a 7 de novembro e 12 de dezembro.

Em termos de parcerias locais, é incontornável referir a atuação de Tiago Bettencourt no âmbito do 19º Festival da Canção Vida do Grupo de Jovens “A Tulha”, a 26 de outubro, e o concerto solidário de Miguel Araújo, a 10 de novembro, a propósito do aniversário do CASCI, ambos na maior sala de espetáculos do município, a Casa da Cultura de Ílhavo.

Para o último trimestre de 2019, há ainda propostas “do melhor da dança nacional”, na opinião de Luís Ferreira. Falamos das mais recentes criações de Tânia Carvalho, que apresenta “Muiças”, no dia 8 de novembro na Fábrica das Ideias, da Companhia Paulo Ribeiro, que leva a palco “LAST”, no dia 29 de novembro, na Casa da Cultura ou de Hugo Pontes, que traz a Ílhavo a performance “Margem”, também à Casa da Cultura, no dia 18 de outubro.

No teatro, o destaque vai para “Engolir Sapos”, uma reflexão artística, em forma de peça de teatro, sobre preconceitos étnicos e sapos de loiça. Um espetáculo para toda a família que se realiza no dia 12 de outubro, à noite, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here