Depois de ter registado adesão e impacto bastante expressivos na edição inaugural, no ano passado, o Festival Gastronomia de Bordo volta a passar pelo Município de Ílhavo entre os dias 8 e 17 de novembro.

Dez dias em que se enaltece as iguarias tradicionalmente confecionadas a bordo das embarcações. Assim, não poderão faltar à mesa pratos de bacalhau e todos os seus derivados – a chora, a caldeirada de espinhas ou as línguas fritas –, mas também a feijoada de chispe, o “pão da pana” ou o “queque dos domingos”. Do “cardápio” deste festival vai ainda constar visitas orientadas e outras experiências culturais inspiradas num capítulo emblemático da história portuguesa que tanto impacto teve nas vidas e nas famílias dos ilhavenses ao longo dos últimos séculos: a pesca do bacalhau.

O Festival Gastronomia de Bordo 2019 já passou por Peniche, de 18 a 20 de outubro, onde o as atenções estiveram viradas para a pesca costeira, e ainda irá à Murtosa, de 27 de novembro a 1 de dezembro, com propostas culinárias centradas na pesca lagunar na Ria de Aveiro.

No território ilhavense, estas experiências e especialidades gastronómicas podem ser saboreadas nos restaurantes “O Navegante” e “Maradentro”, em Ílhavo; no restaurante do “Montebelo Vista Alegre Hotel”; “Bela Ria”, na Gafanha de Aquém; “A Praia do Tubarão”, “Bronze – Seafood & Lounge”, “Canastra do Fidalgo”, “Duna do Meio”, “Iguarias – Food & Drinks”, “Marisqueira” e “Clube de Vela”, na Costa Nova; “Marisqueira” e “Salsus”, na Praia da Barra; “Cantina Bar da Lota”, “Estrela do Mar”, “Manuel, o Leão”, “Marina by Luís Lavrador” e “Traineira”, na Gafanha da Nazaré e “O Gafanhoto”, na Gafanha da Encarnação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here