O Natal de… Fernando Caçoilo

0
1094
Como/onde/com quem costuma passar o Natal?

Habitualmente em casa, com a família.

Tem alguma tradição natalícia? Algo que repita a cada Natal, que nunca possa falhar?

Sim. As tradicionais reuniões e jantares entre amigos, servem essencialmente para rever e matar saudades daqueles com quem convivemos com menor frequência.

O que é, para si, o melhor do Natal?

Sem dúvida, a Família, paz e harmonia entre todos, e, claro, presentes para todos.

Quais as melhores memórias que guarda de natais passados?

Na minha meninice, viviam-se tempos de alguma carência. Recordo com carinho a alegria da manhã de Natal quando ia em direção ao sapato que estava junto ao borralho, para encontrar alguns amendoins e rebuçados, que era o melhor que os meus pais podiam proporcionar na altura. Já no papel de pai, quando os meus filhos eram pequenos, recordo a curiosidade e alegria para abrir os presentes em redor da árvore.

Que cheiros/cores/sons associa ao Natal?

Seguramente as cores do Pai Natal, vermelho e branco (até porque sou benfiquista). Depois há também a iluminação, a música e animação próprias da quadra, relativamente aos cheiros, sem dúvida os doces de Natal, rabanadas, broas, bilharacos, etc.

À mesa, no Natal, o que é não pode faltar?

Obrigatoriamente, na consoada, o bacalhau cozido com legumes é o rei, regado com um bom azeite e acompanhado com um bom vinho tinto. Depois há também doces tradicionais da época e os frutos secos.

Neste Natal, que prenda gostaria de oferecer ao Município de Ílhavo/comunidade ilhavense?

Esta é uma época em que o sentimento de solidariedade está mais presente na vivência de cada cidadão, e por isso o meu desejo é, que houvesse menos dificuldades ou constrangimentos, particularmente para as pessoas que lutam e trabalham, e que cada munícipe pudesse usufruir em família de uma mesa recheada, num ambiente de paz e amor. O Natal é para ser vivenciado em harmonia no seio familiar, devia ser Natal todos os dias….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here