Estamos já a poucos dias do Natal e, como não podia deixar de ser, também aqui, n’ O ILHAVENSE, estamos a viver o momento com especial alegria.

O jornal conseguiu renascer – há um ano, nesta mesma época do ano, a primeira página foi pintada de negro – e já vai dando os primeiros passos nesta aventura de (re)aprender a caminhar.

Festejemos, então, sem deixar de agradecer a todos aqueles que têm ajudado a que o Natal de 2019 d’O ILHAVENSE seja completamente diferente do Natal de 2018.

E porque o Natal é época de família, convívio, partilha, solidariedade e tradições, quisemos saber como é que os ilhavenses gostam de passar a consoada. Entrevistámos algumas figuras da terra, ligadas às mais varidas áreas – desde o desporto, a música, política ou até mesmo à Igreja -, para saber que rituais gostam de cumprir a cada Natal. E sim. Também falamos de prendas, numa lista unicamente dedicada à comunidade – desafiámos os nossos entrevistados a escolher um presente para o município/comunidade.

Também fomos conhecer um concidadão que gosta de dar largas à imaginação na hora de decorar a sua casa. Imagens que dão nas vistas e que aqui apresentamos nesta edição de vésperas de Natal. Confira tudo e deixe-se contagiar pelo espírito da época.

Pela nossa parte, ficam apenas três pedidos: não deixe de dar um bocadinho de si a quem mais precisa, faça compras no comércio tradicional e evite o desperdício. É verdade que são conselhos que valem para qualquer época do ano – são preocupações que devemos ter sempre presentes -, mas os exageros das festividades justificam a “lembrança”.

Será que precisamos de continuar a criar engarrafamentos no trânsito para fazer as compras de Natal, quando temos uma loja ali ao lado, que, ainda por cima, está a criar emprego e a ajudar a economia da terra? É necessário ter tantos embrulhos e laços a encher os contentores das nossas ruas (procure os ecopontos e, de preferência, opte por reutilizar os embrulhos)?

No meio de tanto consumo e compras não dará para reservar um espaço na lista de compras para doar a uma família carenciada?

Façamos desta festa um momento de renovação e de partilha.

Votos de Feliz Natal para todos vós!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome