Nos últimos dias, o isolamento social tornou-se fundamental para combater o mais eficazmente possível a pandemia do novo coronavírus. Novas vivências, para muitos, inéditas, e que podem ser geradoras de experiências de ansiedade, tristeza ou fragilidade emocional.

É neste sentido que surge a “Estamos Aqui”, a nova linha telefónica de apoio e aconselhamento psicológico, apoio aos seniores e apoio na realização de compras criada pela Câmara Municipal de Ílhavo para fazer frente ao “impacto que a situação pandémica de Covid-19 tem na vida familiar” dos munícipes. 

“Esta iniciativa tem como principais objetivos proporcionar apoio aos munícipes de modo a minorar o impacto da crise associada à Covid-19, favorecer os processos adaptativos familiares e individuais, os fatores protetores associados à saúde mental e combater o isolamento social da comunidade sénior”, pode ler-se no comunicado da Câmara Municipal. 

Em parceria com o CASCI e o Património dos Pobres de Ílhavo, além do aconselhamento psicológico às famílias e aos seniores, a linha “Estamos Aqui” disponibiliza-se ainda para a realização de compras de bens alimentares e medicamentos (farmácia), especialmente, para os munícipes que não possam sair de casa (idosos, doentes crónicos e com morbilidades, famílias monoparentais e outras famílias com fatores de risco associados à Covid-19). 

A linha “Estamos Aqui” funciona através de atendimento telefónico – 234 329 649 – disponível entre as 9h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00, “assegurado por psicólogos, gerontólogos e assistentes sociais”, bem como da rede de voluntários associada. 

Uma ferramenta de apoio à comunidade que já não é novidade na freguesia de São Salvador. A Junta de Freguesia, através do seu gabinete de apoio psicossocial, informou que vai manter o apoio psicológico e social, de forma gratuita. Este serviço de intervenção psicológica encontra-se disponível através do endereço de e-mail gap@freguesiassalvador.pt, do canal de Skype GAP_JFSS_SóniaAnçã e dos contactos telefónicos 911 763 373 e 234 321 725.

O surto do coronavírus e o atual contexto de maior vulnerabilidade obrigam a mudanças e adaptações às novas exigências de saúde pública. Ainda assim, diz João Campolargo, “na essência do que pretendemos ser para a comunidade, nada mudou, continuamos presentes. Estamos, sim, mais conscientes e determinados em ultrapassar a crise que vivemos, juntos e unidos”. O presidente da Junta de Freguesia de São Salvador deixa claro que, “se [um freguês] estiver a necessitar de ajuda, envie-nos uma mensagem privada e, se estiver ao nosso alcance, ajudaremos. Estamos atentos ao evoluir da situação e daremos informações sempre que se justifique. Por ora, continuemos a fazer o que as autoridades de saúde pedem: ficar em casa”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here