O Novo Estrela da Gafanha da Encarnação (NEGE) apresentou, no passado dia 1 de junho, a nova secção de Teqball à comunidade. Com três mesas, sendo uma delas das que se utilizam em alta competição, o NEGE é pioneiro no distrito na modalidade. Para Carlos Amador, presidente do clube, “este momento reveste-se de grande importância pois coloca o NEGE como um dos primeiros clubes portugueses e o primeiro do distrito a ter o Teqball como modalidade. Este passo permite, neste momento, tirar os nossos atletas de casa e praticar desporto. Para o futuro, queremos ir o mais longe possível e ser uma referência. Queremos ter os melhores e estar entre os melhores”.
A secção arranca com cerca de 40 jogadores do clube interessados em efetuar treinos regulares, sendo vontade do NEGE dar oportunidade a todos os seus 150 atletas de experimentarem a modalidade. A expetativa é que, num futuro próximo e com a abertura dos campos em regime de aluguer, bastantes mais jogadores se possam juntar.

“A dedicação e o empenho deste pequeno clube”
Károly Henczi, presidente da recém criada Federação Teqball Portugal e que introduziu há quatro anos, em Portugal, a modalidade, ficou “admirado com a dedicação e o empenho deste pequeno clube”. A aquisição de três mesas demonstra bem a vontade do NEGE em levar este desporto muito a sério: “uma mesa é só para brincar, mas com três, já se pode dizer que um clube pratica a modalidade. E com o Mundial (em princípio ainda este ano) à porta, poderão surgir aqui atletas com potencial de representar Portugal. Porque esta modalidade não é de clubes, de grande clubes, mas de atletas”.
Veio para Portugal em 2016, oriundo da Hungria, a pátria do Teqball. “Não foi um caminho fácil até aqui, nos primeiros dois, três anos, andámos à procura de parceiros. Agora estamos na linha da frente a nível! Temos 25 clubes filiados e estamos a crescer, havendo grandes clubes portugueses interessados”, refere Károly Henczi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here