Junta de Freguesia recupera festa em honra de São Salvador

0

1 de agosto de 2020 – A Junta de Freguesia de S. Salvador (JFSS) assinala a festa em honra ao seu Padroeiro São Salvador, no dia 6 de agosto.

As celebrações começam na quinta-feira, dia 6, com a bênção do santo na sede da Junta de Freguesia e uma missa na Igreja Matriz em memória dos falecidos na comunidade por covid-19, que não tiveram direito a cerimónia religiosa, terminado no domingo, dia 9, com uma procissão automóvel e uma missa em honra do Padroeiro.

“Esta festa estava a ser planeada com muito carinho e entusiasmo desde o ano passado. A pandemia da covid-19 mudou-nos os planos da celebração, mas não demoveu os nossos objetivos. Neste ano de tantas provações, comemorar o Divino Salvador da Humanidade é também um gesto de louvor, gratidão e esperança”, afirma João Campolargo, Presidente da JFSS.

Para assinalar o relançamento desta festa, desconhecida na história recente, a JFSS encomendou uma réplica em madeira da escultura de São Salvador que ficará na sua sede. Saliente-se que a primitiva escultura de São Salvador, datada do século XVI, encontra-se na Igreja matriz. “Trata-se de uma soberba imagem renascentista em calcário policromado, atribuída à oficina de João de Ruão, provável encomenda de D. Pedro de Castilho, filho do arquiteto Diogo de Castilho, que em 1574 foi prior da Igreja de Ílhavo”, explica Hugo Cálão, Mestre em História e Património.

“A imagem de Cristo está representada no momento da sua transfiguração, em posição frontal, de pé e descalço. Encontra-se com a mão direita levantada, abençoando com o indicador e dedo médio, segurando na mão esquerda, junto ao tronco, orbe esférica de cor azul, símbolo do cosmos, encimada por uma grande cruz de cor castanha, símbolo da sua paixão, preconizando-o como Divino Salvador da Humanidade”.

Da história recente não há registo desta celebração, que João Campolargo, Presidente da JFSS, recuperou num ano.

Celebrações em honra do Padroeiro de São Salvador

PROGRAMA

6 de agosto | quinta-feira

18h30 | Bênção do Santo I Sede da Junta de Freguesia (reserva de lugar obrigatória pelo 234 321 725)

19h15 | Missa pelos falecidos na Freguesia vítimas do COVID 19 que não tiveram cerimónia religiosa I Igreja Matriz

8 de agosto | sábado

19h30 | Missa pelos falecidos na Freguesia vítimas do COVID 19 que não tiveram cerimónia religiosa I Igreja de Vale de Ílhavo

9 de agosto | domingo

10h | Procissão automóvel do Santo

Percurso – Partida da sede da Junta de Freguesia, Rua de Frederico Cerveira, Rua de José Estevão, Rua do Casal, Avenida Nossa Senhora do Pranto, Rua Arcebispo Pereira Bilhano, Largo do Oitão, Rua João de Deus, Rua Dr. Samuel Maia, Rua do Curtido de Cima, Rua Lar de São José, Rua D. Júlio Tavares Rebimbas, Rua João Carlos Gomes, chegada à Igreja Matriz

11h | Missa em honra do Padroeiro de São Salvador I Igreja Matriz

A Missa em honra do Padroeiro será transmitida em direto na página do Facebook da Freguesia de São Salvador. De acordo com as recomendações da DGS, as eucaristias previstas no programa têm lotação máxima e é obrigatório o uso de máscara.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome