Fotografia: Aveiro Mag
Fotografia: Aveiro Mag

Decorrem nos estaleiros da Navalria, os trabalhos de reabilitação do Navio-Museu Santo André.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, conduziu uma comitiva de jornalistas à doca seca onde se encontra o Navio-Museu Santo André, em trabalho de reabilitação.

Com 72 anos de vida (os primeiros 48 na pesca de bacalhau e os últimos 20 como museu), o Navio beneficiará de um investimento de um milhão de euros, em grande medida cofinanciados por fundos comunitários enquadrados pela Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária da Região de Aveiro (DLBC-RA) do Programa MAR2020, bem como pelo projeto MMIAH – Recuperação e Valorização de Património Marítimo, Industrial e Militar do Espaço Atlântico da União Europeia, este último cofinanciado pelo Programa Interreg Atlantic Area da União Europeia.

A recuperação do navio, incluirá melhores condições de acesso, construção de uma nova receção e implementação de um novo plano museológico, com uma narrativa de viagem, que permitirá a visita à casa das máquinas (que antes não era possível) e que mostrará as vivências da pesca do bacalhau a bordo deste arrastão, nas décadas de 70 e 80.

Neste momento, 40 por cento da componente de estaleiro dos trabalhos já foram executados, salientando-se a limpeza, decapagem, substituição de chapas e outros suportes deteriorados. Destaca-se ainda a substituição integral do mastro de ré e o início dos trabalhos de pintura geral do navio, em particular do casco.

O Navio saiu do seu ancoradouro habitual, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, a 15 de maio e regressará provavelmente no fim de setembro, para se finalizar a reabilitação com a realização dos trabalhos de museologia.

A inauguração de toda a transformação, incluindo a construção da nova receção no Jardim Oudinot, junto ao seu local de atracagem, deverá acontecer entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo do próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here