Museu Marítimo de Ílhavo

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala o Dia Internacional da Saúde Mental, que se celebra a 10 de outubro, com a iniciativa “As Nossas Cabeças”, inserido no projeto “Maiores Pela Janela”.

Durante aproximadamente três semanas, são várias as ações que pretendem envolver a comunidade sénior do Município e abordar diversas vertentes do impacto da pandemia na saúde mental dos mais velhos, através de conversas orientadas, da estreia do filme “Visões Insulares” e uma websérie.

Ontem, 8 de outubro, “As nossas cabeças” iniciou a sua programação com uma conversa orientada pelo psicólogo Nuno Craveiro sobre a ansiedade nas pessoas mais velhas, tendo sido propostas algumas ferramentas para a manutenção de uma boa saúde mental em alturas de pandemia.

No dia 13 de outubro, terça-feira, pelas 14h30, o Museu Marítimo de Ílhavo recebe a estreia do filme “Visões Insulares”, de João Garcia Neto, que conta com a participação de quatro atrizes seniores do Município Ílhavo. O filme, de média duração, retrata uma viagem pelo dia 22 de março de 2020 com quatro paragens. A cada paragem o encontro com uma mulher idosa que vive sozinha, algures entre a liberdade e a solidão das suas quatro paredes. O tempo que perpetua ou altera as suas rotinas, os medos que as aprisionam e os sonhos e desejos que as libertam. No final da exibição do filme terá lugar uma conversa com os atores e o realizador para perceber todo o processo de gravação e descobrir que mulheres são estas que vivem entre o sonho e a solidão.

A lotação para assistir ao filme é limita e sujeita a inscrição prévia através do endereço maioridade@cm-ilhavo.pt ou do telefone 234 329 636.

“Visões insulares” irá depois percorrer todas as freguesias do Município, entre os dias 14 e 16 de outubro, sempre às 14h30: Gafanha da Encarnação (Parreira de Uvas da Cecília e do José – Rua da Lomba, 79), Gafanha do Carmo (Junta de Freguesia) e Gafanha da Nazaré (Fórum Municipal da Maior Idade).

A partir do dia 19 outubro será apresentada uma websérie gravada em tempos de pandemia, orientada pelo João Amorim com a participação do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré e do Lar S. José.