Tem lugar no próximo sábado, dia 10 de outubro, pelas 14h00, o primeiro workshop da “Academia da Democracia”, nova ação da secção concelhia de Ílhavo da Juventude Social Democrata (JSD Ílhavo), que tem por objetivo promover o espírito crítico e a capacitar os jovens do concelho para a participação política.

A “Academia da Democracia” procura tornar-se numa plataforma de capacitação para a participação cívica e informada, assumindo o claro objetivo de estimular a participação política dos jovens. Para o efeito está prevista uma série de workshops a desenvolver ao longo dos próximos meses, que abordarão conceitos da teoria política (conceitos de Estado de Direito, Liberdade, Igualdade, Democracia, etc.), regras de funcionamento das instituições políticas (funcionamento das Assembleias, sistema eleitoral, padrões de comportamento eleitoral, etc.), bem como competências transversais de comunicação em público, trabalho em equipa e liderança.

Nas palavras de André Guimarães, presidente da JSD Ílhavo, esta iniciativa “pretende ser um fórum de encontro e capacitação de qualquer jovem que pretenda ter uma participação política mais ativa e informada”. Frisa “qualquer jovem, independentemente da sua identificação política ou partidária, pode participar. O importante é termos jovens que queiram ser mais conscientes do seu papel enquanto cidadãos e munícipes do presente e do futuro. É nesses que a JSD Ílhavo, enquanto estrutura política juvenil, quer potencializar, de forma independente e isenta de valor ideológico.”

A primeira subordinada à temática “Estado – o que é para que serve?” decorrerá no próximo sábado, dia 10 de outubro, pelas 14h00 na sede da JSD Ílhavo (Av. 25 de Abril, ed. Illiabum, 1º Dto). A participação é gratuita, mas limitada à lotação máxima reduzida do espaço. Para inscrição e qualquer outro esclarecimento, deverá ser enviado e-mail para jsd.ilhavo@outlook.pt ou mensagem via Facebook (www.facebook.com/jsd.ilhavo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here