Portugal e Espanha assinaram ontem, 28 de Junho, um novo acordo bilateral de pescas que regula o acesso às águas mútuas no continente, fora das 12 milhas, e nas zonas fronteiriças dentro das 12 milhas. O acordo bilateral existe desde 1986, na sequência da adesão dos dois países à então Comunidade Económica Europeia (CEE).
O documento foi assinado pelo ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos, e pelo ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas, no Luxemburgo, à margem do último Conselho da Agricultura e Pescas da Presidência Portuguesa da União Europeia.
O Gabinete do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, explica que, no último trimestre de 2020, resultado de reuniões com o Reino de Espanha e com o sector das pescas português, “estabeleceu-se um novo acordo que define, por exemplo, que os navios de arrasto cumprem os horários de atividades em vigor em cada país, bem como as medidas técnicas e zonas de interdição e os defesos”.
Foi também melhorada a cooperação, entre os dois países, através da troca de informações entre as entidades responsáveis pelo registo da utilização das oportunidades de pesca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here