As ideias surgem, o Homem sonha e a obra nasce. E é no “intervalo” que vai do “sonho” à “obra” que está o mérito daqueles que, movidos por ideais e convicções, não desistem.
E há, em Ílhavo, quem sonhe e faça acontecer:
É o caso da Exma. Sra. Dra. Maria José de Senos Fonseca Picado popularmente conhecida por “Dona Zeca”- cuja obra social é de tal ordem valerosa que não só sobrevive ao tempo como cresce de geração em geração.
Escusado será alongarmo-nos na apresentação da “benfeitora” da cidade de Ílhavo, já que foi (em vida) de tal ordem próxima do coração dos seus conterrâneos que são muitos aqueles que se admiram que o seu nome não tenha ainda sido perpetuado num “lugar” no centro da cidade.
Na verdade, ao longo dos anos, foram feitos alguns pedidos de homenagem/ agradecimento à “Dona Zeca”.
Destaque-se a minha última iniciativa, suportada por uma página (na rede social facebook): “Ilhavenses pedem homenagem a “Dona Zeca””.
A iniciativa, que propõe que se atribua o nome da ilustre ilhavense a um “local” no centro da cidade, conta com o consentimento dos familiares- (que foram contactados previamente) e com o apoio informal de mais de 600 Ilhavenses.
Cabe ainda referir que eu me prontifico a custear qualquer despesa adjacente à possível homenagem que proponho.
Em modo de conclusão, refira-se que estamos conscientes de que, em 2001, a Sra. Dra. Maria José terá rejeitado veemente uma condecoração com medalha de ouro do município.
Não, obstante, acreditamos que esta proposta em nada se relaciona com o acontecimento de 2001, tratando-se da possibilidade de um “agradecimento popular e menos formal” – (e livre de qualquer motivação político-partidária)- para o qual se conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.
Para esta iniciativa contamos com o apoio dos Ilhavenses, que podem manifestar a sua opinião e/ou vontade através de “gosto” e comentário na página já mencionada.

Por Arnaldo Baptista Russo

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Sem duvida,
    Conheci Dona zeca pessoalmente,mulher ilustre,que tanto fez por os mais desfavorevidos,e necessario qye se faça uma justa homepage a esta grande mulhercd3 Ilhavo que cedo nos deixou.

    Rui j.Brandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome